Relato de Experiência: Diário de Bordo

ESPEP 2016 em Praga

© 2018 GIMJF || Grupo de Interesse - Movimento Jovem na Fisioterapia

 

​​

Diário de Bordo da Carla Faria

IV - Terceira Semana

A última semana foi passada na unidade de pediatria do mesmo hospital, sob a orientação de fisioterapeutas dos diferentes departamentos, nomeadamente do de oncologia, hematologia, cardiologia e ambulatório.

Nesta unidade, os fisioterapeutas utilizam muito o método de Vojta, reflexo para a locomoção, desenvolvido pelo neurologista Checo Vaclav Vojta e que consiste na aplicação de pressão em zonas do corpo pré-definidas de modo a ativar determinados padrões de movimento. Este método deve ser realizado quatro vezes por dia e, de tal forma, os terapeutas ensinam os pais como realizar a pressão, os pontos onde a devem aplicar e as reacções esperadas para que possam realizar o tratamento em casa.

Durante os tratamentos que assisti consegui ver que a técnica é eficaz a nível de melhorar a postura, o padrão de movimento e o padrão respiratório. No entanto, só consegui ver os efeitos a curto-prazo e, como também não existe muita evidência relativa a esta técnica, não posso tirar muitas mais conclusões mas para os interessados deixo o link onde podem obter mais informações: vojta.com.

Carla Faria