© 2018 GIMJF || Grupo de Interesse - Movimento Jovem na Fisioterapia

 

Relato de Experiência: Diário de Bordo

ESPEP 2016 em Praga

​​

Diário de Bordo da Carla Faria

II - Primeira Semana

A minha primeira semana de estágio foi passada na unidade de lesões vertebro-medulares no hospital universitário de Praga. A unidade, na qual trabalham 6 fisioterapeutas, possui excelentes condições e tem 16 utentes internados que realizam sessões de fisioterapia 2 vezes por dia durante 1 hora.  

Os fisioterapeutas foram muito prestáveis e tentaram transmitir o máximo de informação que conseguiam sobre as técnicas que estavam a aplicar. Uma das técnicas, DNS (Dynamic Neuromuscular Stabilization), desenvolvida pelo Checo Pavel Kolar e baseada nos princípios do desenvolvimento neurológico é muito utilizada pelos fisioterapeutas na República Checa e é, portanto, uma das vantagens que tenciono tirar proveito neste intercâmbio. (Para mais informações sobre a técnica: rehabps.com/rehabilitation).

Os fisioterapeutas deram, também, muito ênfase ao facto de que em pessoas com lesões vertebro-medulares é muito importante o trabalho de core para proporcionar a estabilidade central necessária para a mobilidade distal e a necessidade de os utentes realizarem os movimentos sozinhos para terem noção daquilo que conseguem ou não fazer.

Deixo ainda o link de um website que os fisioterapeutas aconselharam para aqueles que trabalham ou têm algum interesse nesta área: elearnsci.org.

Durante a semana tive ainda a oportunidade de conhecer melhor a cidade, provar comida tipica e conhecer algumas tradições Checas. 


Carla Faria