© 2018 GIMJF || Grupo de Interesse - Movimento Jovem na Fisioterapia

 

"O meu nome é Teresa Dias, e a experiência que irei partilhar decorreu no ano letivo transato, 2014/2015, no contexto da unidade curricular Educação Clínica II. 

No modelo da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, os locais onde se desenvolve Educação Clínica não são selecionados pelos discentes, sendo-lhes, por isso, atribuídos. Contudo, não deixam de ser ótimos locais para o ensino prático. Neste caso, o meu período de Educação Clínica II decorreu na Clínica Weelldone, em Setúbal. Esta é uma Clínica, que embora pequena ao nível da sua dimensão, tem vindo a desenvolver um enorme trabalho na área da saúde, sendo notória no panorama nacional e, especificamente, no conselho de Setúbal. Embora a clínica possua uma enorme ligação com o desporto de alta competição, especialmente ao futebol profissional, são exercícios trabalhos de várias áreas profissionais, nomeadamente: músculo-esquelética, cardiorrespiratória e neurologia. 

Enquanto aluna estagiária, foi uma oportunidade incrível ter estado neste local, uma vez que, enquanto aluno do 2º ano da Licenciatura em Fisioterapia, pude aplicar e aprofundar os meus conhecimentos num contexto dinâmico, organizado, motivador e incentivador. A Educadora Clínica, nunca exigiu de nós, seus alunos, menos do máximo que poderíamos dar. Todavia, mostrou-se disposta a acompanhar-nos nessa aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento de autonomia profissional. 


Ao ser uma clínica pequena, como supracitei, os profissionais são próximos, o que facilita um ambiente de partilha e entreajuda. É de realçar, a humanização dos cuidados prestados. 


Como conselho queria transmitir a mensagem de que esta oportunidade de estágio depender da atitude demonstrada pelos alunos. Caso estes demonstrem uma atitude empreendedora, pró-ativa, profissional e de curiosidade encontrarão certamente uma equipa pronta a recebe-los de bom-grado!"


Teresa Dias, 3º ano do IPS-ESS 2015/2016

​​Relato de Experiência

Educação Clínica no 2º ano