© 2018 GIMJF || Grupo de Interesse - Movimento Jovem na Fisioterapia

 

Relato de Experiência

Erasmus em Ljubljana

"Como aluna do quarto ano, realizei 4 meses dos 6 meses da unidade curricular “estágio em fisioterapia III”, na cidade de Ljubljana na Eslovénia. Efetuei esta mobilidade internacional pelo programa Erasmus+.
Escolhi Ljubljana como destino por várias razões, pelo seu programa de estudos, pelo desejo de observar e praticar fisioterapia noutro pais, de aprender novas formas de praticar a fisioterapia, pela economia ser similar à portuguesa, por ser a capital de um pais pequeno e com várias fronteiras e pelo relato positivo de colegas que anteriormente tinham realizado a mesma experiencia que eu.

O que fez desta experiencia única, foram as pessoas que conheci, as experiencias que vivi, as instalações por onde passei e as equipas de profissionais com que tive a oportunidade de trabalhar. Todos muito simpáticos e disposto a ajudar, disposto a ensinar e a ouvir. Atenciosos e reveladores de confiança em mim para tratar os seus pacientes. A barreira linguística nunca foi um problema, já mais fui posta de parte por não falar esloveno, sempre me foram atribuídos orientadores e paciente que falavam inglês.

Para os que estão a pensar fazer Erasmus em Ljubljana, ou noutra cidade, o concelho que dou é: façam! Sem dúvida que é uma das melhores experiencias que vivi. Façam-no sem medo, tudo vai correr bem, mesmo o que correr mal, vai correr bem. É enriquecedor a nível pessoal e profissional. Há sempre algo novo para aprender e não há melhor forma de conhecer uma cultura do que viver no local durante uns tempos.



Os contactos da Universidade que me acolheu são:
FACULTY OF HEALTH SCIENCES
add: Poljanska c. 26a, p.p. 2016, 1000 Ljubljana
tel: +386 1 3001 111
fax: +386 1 3001 119"
home page: Faculty of Health Scienceshttp://www2.zf.uni-lj.si/en/ "


Recém licenciada da ESALD