© 2018 GIMJF || Grupo de Interesse - Movimento Jovem na Fisioterapia

 

FisioCafé com Sofia Marques

Aveiro, Janeiro 2018


Realizou-se mais um FisioCafé na cidade de Aveiro, desta vez no dia 18 de Janeiro. A convidada foi a Fisioterapeuta Sofia Marques, ligada à área de neurologia, sendo docente na ESSUA e trabalhando em contexto hospitalar e de prática clínica privada. Uma maior descrição do seu percurso pode ser encontrada na secção de divulgação do evento, aqui.

Para perceberes como correu este FisoCafé, partilhamos contigo a opinião de alguns dos participantes e da convidada deste evento: 


"No FisioCafé com a Fisioterapeuta Sofia Marques foi possível conhecer, num ambiente informal e descontraído, o seu trajeto académico e profissional, com partilha de experiências e revelação da pessoa por detrás da capa de Fisioterapeuta. Além disso, proporcionou a partilha de dúvidas e perspetivas relativas à fisioterapia na área da neurologia e ao conceito de Bobath. Mais eventos como estes são necessários e têm de continuar a ser dinamizados, para que haja maior aproximação entre fisioterapeutas e futuros fisioterapeutas, enfatizando a entreajuda com a partilha de preocupações e receios inerentes à prática profissional, dando-nos perspetivas diferentes das realidades existentes nas mais diversas áreas da fisioterapia. Com isto, parabenizo a organização por iniciativas como esta, e como se costuma dizer: devagar se vai ao longe!" - Cláudia Cruz


“Mais um momento de partilha, de aproximação, informalidade e bom humor, com a docente Sofia Marques. Felizmente que iniciativas destas começam a surgir, começando-se finalmente a encurtar um certo distanciamento entre o corpo docente e a comunidade estudantil. A realização destes momentos entre ambas as partes reflete de forma bem clara uma maior sensibilidade e reconhecimento, quer pelos alunos quer pelos docentes, que esta aproximação é benéfica, promovendo relações interpessoais, académicas e profissionais mais saudáveis. De resto é dar os parabéns a todos os que participaram e contribuíram para este momento.”

- Tiago Santos


"‹‹Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.

Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.››
É com esta célebre frase que defino o FisioCafé! Ao longo do meu percurso, cada vez mais sei, nada é por acaso. Todos aprendemos uns com os outros, todos dependemos uns dos outros. Em primeiro lugar, é uma honra alguém querer saber um pouco de nós, além da capa que vamos demonstrando nos poucos contactos que fazemos. É uma alegria saber que marcamos pessoas, tal como outras me ajudaram a construir o meu eu, e a ser quem sou, espero continuar a cativar os outros a "brilharem lá no alto". O instinto diz-me que de alguma forma as pessoas presentes levam um pouco das minhas histórias, e que todos juntos, em tantos momentos, fizemos história. Se se lembrarem de mim com um sorriso, fico eternamente grata. Seja pela passagem de conhecimentos, seja na dedicação demonstrada, na ambição alcançada, nos frutos colhidos. Sejam felizes! Vamo-nos encontrando por aí, quando fizerem alguém feliz com a vossa fisioterapia! E eu estou certa que conseguem!" - Ft. Sofia Marques


Esperamos por ti no próximo FisioCafé! Se quiseres organizar um destes momentos de partilha não hesites em contactar o GIMJF.