© 2018 GIMJF || Grupo de Interesse - Movimento Jovem na Fisioterapia

 

Carta de Boas Vindas ao MJF




Caros jovens fisioterapeutas e futuros jovens fisioterapeutas,



Juntamo-nos aqui todos em prol da evolução da Fisioterapia em Portugal, mas não gostarias de expandir um pouco os teus horizontes e saber um pouco mais do que existe lá fora? Nesse sentido, venho falar-vos um pouco sobre a "Fisioterapia Internacional".

Primeiramente, não poderia falar na "Fisioterapia Internacional" sem primeiro mencionar as duas entidades principais: WCPT e ER-WCPT. Estas duas organizações têm como objetivo promover a elevada qualidade da investigação, ensino e prática na Fisioterapia, quer a nível mundial (WCPT) ou a nível europeu (ER-WCPT). Para além disso, temos ainda a ECPTS , esta sim, a que mais se relaciona connosco. A ECPTS promove a união e a partilha de ideias entre os estudantes de Fisioterapia na Europa, contando já com 22 países, sendo que um deles é Portugal (representado pelo nosso colega Lucas Brink).

Existem vários eventos internacionais onde podes partilhar as tuas experiências e adquirir novos conhecimentos. A Assembleia Geral da ECPTS  é já em Outubro de 2015, em Manchester; no entanto, caso não tenhas oportunidade de ir, o IPSM é a escolha para ti. O IPSM 2016 que se irá realizar em Abril do próximo ano, mais precisamente em Albufeira, conta já com a 3ª edição e é um local ideal para socializares com outros estudantes de Fisioterapia e jovens Fisioterapeutas e partilharem as vossas experiências e conhecimentos, aprendendo sempre um pouco mais sobre outras culturas e como decorre a Fisioterapia nesses países. Mas se gostas de conviver, o PhysioCouch é um conceito a não perder - podes visitar, hospedar ou até mesmo apenas socializar com Fisioterapeutas que estejam em viagem (este conceito já foi aplicado em Portugal no 9º Congresso Nacional de Fisioterapeutas - ).
Não percas ainda a oportunidade de te propor a estágios pelo mundo fora e aprender como é praticada a Fisioterapia nos outros países.

“A candle loses nothing by lighting another candle.” - Father James Keller

Pelo MJF,
Renato Andrade