10º FisioCafé, com NUNO PINA e RICARDO SENA

17 de Fevereiro de 2018, em Lisboa.



Apresentamos a décima edição do FISIOCAFÉ e em dose DUPLA!

Mas tu ainda não sabes o que é o FisioCafé?

É um momento em que estudantes e profissionais da Fisioterapia podem vir ter uma conversa com um clínico de referência. Durante uma hora, em ambiente informal, podes fazer perguntas e aproveitar a expertise e a experiência de clínicos de renome. Um momento de partilha, que esperamos depois repetir por todo o país, organizado por voluntários pró-ativos e tendo por convidados, os melhores clínicos dessa mesma região.

Os convidados desta edição são os Fisioterapeuas:


Nuno Pina   

Licenciatura na ESTeSL em 2014 e acredita que uma mentalidade positiva é essencial para tudo o que fazemos na vida.


Experiência:Nos últimos anos dedicou-se à temática da prevenção de lesões na natação, integrando o projeto “Mais Natação com Futuro”, sendo co-autor do manual “Aquecimento, Recuperação e Prevenção de Lesões na Natação”.

É atualmente membro da equipa técnica do Centro de Alto Rendimento do Jamor da Federação Portuguesa de Natação (FPN), tutor dos atletas em regime interno da FPN e Federação Portuguesa de Ténis e integra ainda a equipa de saúde do Comité Olímpico de Portugal.

CEO da ForPhysio desde 2014, responsável pela área de movimento para a saúde e prevenção de lesões, coordenador do departamento de fisioterapia e performance para o alto rendimento da FPN.

Para além da sua carreira profissional como Fisioterapeuta, o Nuno pratica exercício, acompanha natação, move-se pelo gosto de cinema e integra a direção da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas e da alumniESTeSL.


Ricardo Sena 

Licenciatura na ESSCVP em 2016. Entrou para este curso pela sua associação com o mundo desportivo, queria ajudar atletas de alta competição a ultrapassarem as suas lesões, no entanto neste momento entende que há muito mais a fazer da nossa parte.
Ao longo do tempo foi crescendo o interesse mais numas áreas do que noutras e neste momento as áreas de intervenção que lhe dão mais prazer são: desporto, músculo-esquelética e pediatria.

Experiência: Tem o curso de avaliação e manipulação vertebral, que afirma usar a parte da avaliação muito mais frequentemente do que a parte da manipulação.
Neste momento trabalha num gabinete privado de fisioterapia muito vocacionado para a área do desporto, AJ Fisio Clínica, sendo algo que o realiza, e numa clínica de fisioterapia convencional, Clínica e Consultório de Reabilitação.
Experiência: Sport Lisboa e Benfica - futebol de formação, Clínica e Consultório de Reabilitaçãoe AJFisio clínica.



O FisioCafé acontecerá, dia 17 de Fevereiro, pelas 10h na Escola Superior de Saúde da Cruz Vemelha Portuguesa, Lisboa.


O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade da Fisioterapia. No entanto, a presença deve ser confirmada mediante inscrição.
De forma a manter o cariz informal e de partilha, este evento tem um número muito restrito de participantes



© 2018 GIMJF || Grupo de Interesse - Movimento Jovem na Fisioterapia